Educação Empreendedora - Tupãssi vai representar o Paraná durante encontro com líderes na Bahia
19/04/2017 09:39 em Tupãssi e Região

O Município de Tupãssi, a convite do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE Nacional), vai representar o Paraná como caso de sucesso do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (Educação Empreendedora) durante evento que será realizado no dia 04 de maio em Salvador/Bahia, onde estarão presentes representantes de mais de 60 municípios baianos.

Tupãssi foi escolhido por ter sido um dos primeiros municípios paranaenses a implantar o projeto com sucesso para a promoção de um ambiente favorável ao empreendedorismo na escola. A disciplina de Educação Empreendedora foi implementada em todas as escolas municipais de 1ª à 5ª série. A iniciativa foi vital para o desenvolvimento de características comportamentais dos estudantes com foco no empreendedorismo e habilidades para gestão de negócios.

O programa se desenvolveu com sucesso no decorrer dos anos, com a realização das feiras do jovem empreendedor, capacitação de professores e o constante aprimoramento em parceria com o SEBRAE-PR.

“A Educação Empreendedora hoje é parte importante do setor educacional do município porque traz uma integração muito interessante entre a comunidade escolar. Temos que agradecer muito aos nossos professores que abraçaram esta ideia desde o início e fizeram este sucesso acontecer. Já renovamos o convênio este ano para dar continuidade e aprimorar o projeto cada vez mais, seguindo sendo referência em educação e empreendedorismo”, diz o prefeito de Tupãssi, Ailton “Ito” Caeiro. 

CASO DE SUCESSO

Desde 2015, o município tem sido destaque em diversos eventos promovidos pelo SEBRAE, entre eles, o 2º Encontro de Agentes de Desenvolvimento em Caiobá e o Encontro Regional de Municípios com o Desenvolvimento Territorial em Cascavel, em que representantes da Secretaria de Educação falaram sobre a experiência com o programa.

Em 2016, o então prefeito de Tupãssi, José Carlos Mariussi, recebem em Curitiba o Prêmio SEBRAE Prefeito Empreendedor com a categoria Implementação e Institucionalização da Lei Geral. Um dos destaques do projeto e que contribuiu para a conquista foi a Educação Empreendedora nas escolas municipais.

Atualmente as três escolas do município trabalham a metodologia de ensino do empreendedorismo com os estudantes do 1º ao 5º ano, com mais de 540 alunos participantes.

“Temos os trabalhos em sala de aula, com conteúdos ministrados uma vez por semana, aulas práticas e teóricas, além das feiras que mostram toda a produção dos estudantes durante o ano”, explica a coordenadora geral da educação, Silvana Flores.

 De acordo com a Consultora da Linha Estratégica de Educação Empreendedora do Sebrae Oeste,  Elizangela Rosa, levar a cultura do empreendedorismo ao ensino básico é uma das principais estratégias da instituição para alavancar o desenvolvimento e a mentalidade dos estudantes.

“É um projeto que tem visão de futuro. Nós estaremos criando um ambiente favorável para que todas as coisas que aconteçam no município sejam mais bem sucedidas. A ideia não é que os alunos saiam das suas escolas pensando em ser empresários, mas que eles tenham atitudes e comportamento empreendedor”, afirma Rosa.

 

FONTE: MURILO BATTISTI

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!