Profissionais de Tupãssi participam de capacitação sobre plantas medicinais e fitoterápicos
07/04/2016 10:24 em Tupãssi e Região

Profissionais de saúde de Tupãssi participaram na semana passada do 1º Encontro de Plantas Medicinais e Fitoterápicos da 20ª Regional de Saúde. O evento foi realizado no auditório da Universidade Paranaense (Unipar), em Toledo, e teve como intuito incentivar o uso de fitoterápicos no tratamento de doenças.

Farmacêuticos, enfermeiros, médicos, fisioterapeutas, incluindo os profissionais de Tupãssi, e representantes da Pastoral do Idoso, estiveram presentes no encontro. São eles: Ana Carolina Menegotto, Solange Conceição de Moura, Priscila Monica Olsen, Andres Alberto Villalba,Edna de Santana Azevedo, Iraci Patrício, Clementina Goretti Menegotto, Odilon Wagner Xalico e Iuri Sefrin.

Durante o dia foram realizadas visitas técnicas e também palestras que trataram do assunto. Os participantes conheceram o projeto desenvolvido em Pato Bragado e a Farmácia de Manipulação, Central de Feridas, no Jardim Coopagro, e o Projeto Florir Toledo, de plantio de plantas medicinais, os três em Toledo.

“Um dos principais objetivos do encontro foi esclarecer sobre novos projetos do Ministério da Saúde, que tem como meta inserir as plantas medicinais na rede pública”, explica a Farmacêutica Bioquímica da Secretaria de Saúde de Tupãssi, Ana Carolina Menegotto.

A chefe da 20ª Regional de Saúde, Denise Liel, manifestou a sua satisfação em receber representantes de diversos municípios, inclusive de outras regionais de Saúde, e destacou a importância de conhecer as experiências exitosas em andamento no tratamento de doenças com plantas medicinais.

Segundo ela, este foi primeiro de vários encontros que deverão ser realizados para difundir a proposta, que tem em sua essência a promoção da saúde, meta que deve ser seguida pelos órgãos públicos de saúde: “É uma política que deve ser expandida cada vez mais, já que o Paraná está se tornando referência na assistência farmacêutica na atenção básica; precisamos capacitar os nossos profissionais e articular e desenvolver ações de referência para a utilização de plantas medicinais e fitoterápicos”.

 

  • Com informações da Assessoria de Imprensa/Unipar
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!