Após posse, Cida começa a definir novo governo
09/04/2018 11:35 em Política

 

Depois de tomar posse na última sexta-feira, a governadora Cida Borghetti (PP) começou a definir a equipe do novo governo e hoje ela faz a primeira reunião com o secretariado. Primeira mulher a comandar o Estado em definitivo na história, Cida assumiu o cargo com a renúncia do governador Beto Richa (PSDB) para disputar o Senado. Entre os primeiros nomes anunciados por ela está o do ex-prefeito de Maringá, Silvio Barros, irmão do deputado federal Ricardo Barros (PP), marido da governadora. Ele vai acumular inicialmente a chefia da Casa Civil com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano. 
Cida Borghetti também anunciou que pela primeira vez no Paraná uma mulher estará à frente do Comando-Geral da Polícia Militar: a coronel Audilene Rosa de Paula Dias que deixou a função de chefe do Estado maior. Assume a Secretaria de Chefia de Gabinete Lucília Felicidade Dias. 
O novo secretário da Saúde é Antônio Carlos Nardi, que foi secretário executivo do Ministério da Saúde na gestão de Ricardo Barros. 
O coronel Maurício Tortato deixa o Comando-Geral da PM e assume a chefia da Casa Militar. O novo chefe do Estado Maior é o coronel Elio de Oliveira Manoel, que deixa o cargo de chefe da Casa Militar.
Nos próximos dias, a governadora deve definir outros ocupantes de cargos do primeiro e segundo escalão, já que 17 integrantes da gestão Richa deixaram a administração estadual para disputar as eleições de outubro. Por lei, eles tinham até o último sábado – seis meses antes da eleição – para se desincompatibilizarem. 
Na posse, Cida Borghetti reafirmou que pretende fazer um governo de continuidade em relação ao antecessor. Ela disse que a condução do governo será pautada pelo rigor técnico, a disciplina legal, a responsabilidade fiscal, honestidade intelectual e a idoneidade moral. “Com esta diretriz, todo o resto se torna mais fácil para quem faz e transparente para a sociedade”, sustentou.
“Trabalhamos muito para transformar o Paraná e vamos buscar os melhores índices de prestação de serviços e indicadores de governança”, disse ela. “Estamos no meio de um trabalho, não no fim”, afirmou. 
Municipalismo - No seu primeiro pronunciamento como chefe do Poder Executivo do Paraná, Cida reafirmou compromissos assumidos em 2014, como vice-governadora, e destacou metas de governo. “Estou bem consciente das expectativas que acompanham minha posse como primeira mulher a governar o Paraná. Por isso, reafirmo o compromisso de manter, continuar e aperfeiçoar tudo o que o Paraná tem, e de construir o que ainda não tem”, declarou.
Ela ressaltou que fará uma gestão municipalista e pautada pelo apoio mútuo entre governo e sociedade. “Vamos administrar buscando o equilíbrio para cada demanda e cada situação. O bom governo é aquele que exerce a autoridade com celeridade, justiça e responsabilidade”, disse. “Reafirmo o compromisso de realizar um governo municipalista, focado no apoio a todas as cidades, porque é lá que as pessoas vivem”.
Em sua despedida, o governador Beto Richa afirmou que deixa o governo do Estado com sensações de gratidão, honra e orgulho. “O Paraná que entrego hoje nas mãos da governadora Cida Borghetti é um Estado muitíssimo melhor do que aquele que recebi”, afirmou Richa.

Secretário inicia transição administrativa

O secretário Silvio Barros iniciou a transição na secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano, da qual será o titular, e no Paranacidade, serviço social autonômo vinculado à pasta e que é responsável pela análise, aprovação e fiscalização de obras municipais que recebem recursos do Estado. Barros foi conhecer o modelo de gestão do Paranacidade e saber sobre os projetos em andamento e sobre as projeções para este ano de 2018. 
O ex-prefeito vai ocupar o cargo que até setembro do ano passado era do deputado estadual Ratinho Júnior (PSD), que assim como a nova governadora Cida Borghetti (PP), é pré-candidato ao governo nas eleições de outubro. “Nosso objetivo neste momento é buscar mais recursos para investir em projetos nos 399 municípios do Paraná. Vamos conversar com os prefeitos para saber quais as demandas e como poderemos ajudar na construção de novos projetos”, comentou o novo secretário.
A governadora pediu para o secretário dar especial atenção aos municípios. “Sempre fui municipalista. É na cidade que vivem as pessoas e o nosso dever como governadora é trabalhar para que as cidades do Paraná sejam cada dia melhores para os seus moradores”, afirmou Cida.

 

FONTE: BEM PARANÁ

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!