Desemprego vai a 12,9% e atinge 13,4 milhões
30/05/2018 10:52 em Cotidiano

 

A taxa de desemprego voltou a crescer no trimestre encerrado em abril, para 12,9%, e atingiu 13,4 milhões de brasileiros, informou o IBGE.

No trimestre imediatamente anterior (novembro de 2017 a janeiro de 2018), o desemprego foi de 12,2%. Em relação aos três meses do ano anterior, quando a taxa era de 13,6%, no entanto, o indicador registrou queda.

A população desocupada -pessoas com 14 anos ou mais que buscaram emprego sem encontrar-- cresceu 5,7% ante trimestre anterior (12,7 milhões).

Nesta terça (29), a OIT (Organização Internacional do Trabalho) convocou o Brasil a prestar esclarecimentos sobre possíveis violações, com a reforma da trabalhista, à convenção 98 da organização, que trata do direito de sindicalização e de negociação coletiva.

Com outros 23 países, o Brasil integra lista divulgada pelo Comitê de Peritos.

Os técnicos apontaram três problemas trazidos pela reforma trabalhista: a possibilidade de o negociado predominar sobre o legislado, a autonomia de negociação com o empregador para trabalhadores que ganham acima do dobro do teto do INSS e a brecha para que trabalhadores autônomos tenham contrato de exclusividade.

FONTE: VALEVERDEFM

COMENTÁRIOS
PUBLICIDADE
rádio terra fm