Vídeos de nova greve dos caminhoneiros a partir do dia 4 são falsos
01/06/2018 10:32 em Cotidiano

 

Há vídeos sobre uma nova greve de caminhoneiros a partir da próxima segunda-feira, 4, circulando pelos grupos de whatsapp. Com tom alarmante pede para que as pessoas se preparem e estoquem alimentos em casa. De acordo com o boato, o movimento será para valer e tem como objetivo para o País. Esse vídeo é falso e se trata de mais uma fake news que muitas pessoas apenas repostam sem sequer se preocupar com a veracidade. 

Segundo informaçoes das três maiores lideranças nacionais das manifestações durante a última paralisação, a Confederação Nacional dos Transportares Autonômos (CNTA), a Associação Brasileira dos Caminhoneiros (ABC) e a União Nacional dos Caminhoneiros (UNC) o vídeo é falso. 

Segundos depoimentos destas lideranças, as entidades de classe tiveram vários dos pedidos atingidos, principalmente a queda de R$ 0, 46 no litro do diesel e o preço do frete mínimo. Ainda que alguns profissionais (voluntária ou involuntariamente) tentem manter a paralisação em alguns lugares, a greve está no fim. Nos sites oficiais dos governos estaduais e das entidades há o pedido, inclusive, para que os caminhoneiros que ainda estão coagidos a ficarem parados que façam denúncias. A Polícia Federal disponibilizou um canal direto para estes caminhoneiros. 

Além disso, há uma multa de R$ 100 mil por hora aplicada às entidades de classe e as transportadoras que bloquearem as rodovias. E apesar das reclamações, as multas já começaram a ser cobradas pelo governo. 

Outro indicativo de que a mensagem é falsa é  alarmista. 

FONTE: BEM PARANÁ

COMENTÁRIOS
PUBLICIDADE
rádio terra fm