https://public-rf-upload.minhawebradio.net/2078/slider/544d8d1cfddca4bf3d9c34b52d1dbc90.png
Orgulho de ser Agricultor!
27/07/2018 10:56 em Indústria e Agricultura

 

Orgulho de ser agricultor! *

 

O dia 28 de julho marca o Dia do Agricultor e com orgulho somos agricultores, produzimos alimentos e ajudamos a nossa região, o nosso estado e o nosso país a crescer.

O agricultor merece esta homenagem, porque o homem que trabalha e cultiva tem uma história muito bonita para contar, principalmente ao longo das últimas décadas.

Nesses anos todos percebemos uma evolução muito grande na agricultura. De uma agricultura manual na região de Campo Mourão no final da década de 60 onde tínhamos cinco tratores passamos por todo um processo de modernização e chegamos a altas produtividades, com  uso de tecnologias modernas, práticas de administração e gestão profissional, que mudou o perfil e o conceito do agricultor, para empreendedor rural e um empresário do agronegócio.

Na década de 1970, por exemplo, a produção agrícola na soja era de 70 sacas por alqueire; Com uma assistência técnica eficiente, excelente trabalho de pesquisa e adesão as novas tecnologias, a produtividade saltou para mais de 150 sacas, e muitos produtores estão colhendo talhões com 200 sacas por alqueire. No milho, o avanço foi de uma média de 150 sacas por alqueire para mais de 450 e chegando em muitos casos até 600 sacas. Estes números são  motivos de orgulho para todos os agricultores, técnicos e pesquisadores.

Por isso, temos muito a comemorar nesse Dia do Agricultor. Parabenizamos os agricultores associados da Coamo e também, os agricultores de todo o Brasil. Fazemos parte de uma classe que tem dado resposta positiva ao Brasil, principalmente em momentos de crises, haja vista que o agronegócio tem sua importância no cenário econômico, tendo registrado participação em 2017 com 23% do PIB brasileiro.

Ser agricultor no mundo atual é muito importante,  observamos uma evolução e preocupação constante na busca de novas tecnologias e na produção de alimentos com origem e sustentabilidade.

O agricultor é um empreendedor rural e conta com o apoio dos familiares e de uma nova geração de filhos agricultores – muitos deles estão se formando e voltando para dar continuidade as atividades da família em um processo de sucessão planejado- Juntos, estão fazendo a sua parte com muita competência e superando muitos desafios, e a diferença para uma agricultura cada vez mais produtiva e competitiva.

Parabéns agricultores!

 

 

*José Aroldo Gallassini, engenheiro agrônomo, idealizador e presidente da Coamo Agroindustrial Cooperativa e Credicoamo Crédito Rural Cooperativa.

FONTE: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

COMENTÁRIOS