Paraná registra 10 novos casos de câncer de mama por dia
05/10/2016 15:09 em Cotidiano

 

O Paraná deve ser um dos estados que mais registrará novos casos de câncer de mama em 2016. De acordo com estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o Estado deve registrar neste ano aproximadamente 3.730 novos casos da doença, o que dá uma média de aproximadamente 10 diagnósticos por dia. A estimativa deste ano é superior ao do ano passado, quando o Inca previa 3.490 novos casos da doença no Estado. Curitiba seria responsável por 840 desses casos (cinco a cada dois dias). E este mês, vale lembrar, é o Outubro Rosa, dedicado à prevenção do câncer de mama

Levando-se em consideração a taxa bruta de incidência do câncer de mama, temos que tanto a Capital como o Estado nas “cabeças” do ranking nacional. Entre os estados da federação, o Paraná possui a quarta maior taxa de incidência, com 65,24 casos para 100 mil habitantes. Já entre as capitais, Curitiba aparece na quinta colocação, com índice de 85,01 para 100 mil habitantes. Os estados e as capitais de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul aparecem na frente dos paranaenses nos dois rankings.


De acordo com Monique Costa Budk, Chefe do Departamento de Atenção Primária à Saúde, a alta incidência do problema no Paraná tem relação com questões genéticas e de hábito da população paranaense. “É principalmente o histórico familiar de pelo menos uma parente de primeiro grau, mãe, filha, irmã. Também tem a questão de ingestão de bebiba alcoólica, tabagismo, sedentarismo, obesidade, uso de hormônios e contraceptivos orais”, afirma a especialista.

 

Com todos esses fatores colaborando para a profusão do câncer de mama entre as mulheres do Paraná, a prevenção torna-se ainda mais importante. É que 95% dos casos diagnosticados precocemente evoluem para cura com tratamento adequado. O estado ainda conta com uma boa estrutura de prevenção, com 144 mamógrafos em uso no SUS, distribuídos nas 22 regionais de saúde. Somente em 2015, por exemplo, foram realizadas 336.396 mamografias no Paraná, metade dos exames envolvendo o grupo prioritário, de mulheres com idade entre 50 e 69 anos.


“O câncer de mama, para atingir um centímetro, demora de oito a dez anos. Então a mulher deve procurar uma unidade de saúde, porque esse nódulo muitas vezes não é palpável, indolor, e quando aparece acaba fazendo uma metástase”, explica Monique, alertando ainda para os principais sintomas da doença — secreção nos mamilos, nódulos (palpáveis ou não, com ou sem dor), alterações na pela, que fica com ascpecto de casca de laranja, e retração do mamilo.

 

FONTE: BEM PARANÁ.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!