Temporal na madrugada de quinta-feira deixa região oeste e noroeste sem energia
15/10/2021 09:45 em Tupãssi e Região

Árvore de mais de 30 anos arrancada da raíz aqui no centro de Tupãssi

 

O temporal severo que atingiu o Paraná desde o início na madrugada desta quinta-feira (14) provocou grandes estragos na rede elétrica e na distribuição de água nas regiões Oeste, Sudoeste e Noroeste.

Segundo a Copel, em todo o Noroeste, 170 mil unidades consumidoras chegaram a ter o fornecimento de energia interrompido durante a passagem do evento climático. No Oeste e Sudoeste, foram 160 mil domicílios desligados devido aos ventos fortes e à queda de galhos e até árvores inteiras sobre a rede elétrica.

Aqui em Tupãssi, a situação foi a mesma. Na manhã de ontem, quem saiu pra trabalhar, encontrou as ruas com galhos e postes caídos, fios pendurados e em alguns casos, árvores completamente arrancadas. Algumas residências também tiveram prejuízos. Por conta do vento, telhas, eternites e coberturas em geral, além de portões, sofreram estragos. Durante todo o dia a equipe da Prefeitura Municipal de Tupãssi trabalhou na limpeza dos galhos e na retirada das arvores das vias publicas.

Cobertura de estufa é parcialmente arancada na Vila Rural em Tupãssi

 

Cobertura estragada em residência rural

Além disso, a falta de energia e abastecimento de água, afetou o município todo. Assim, como cidades da região. Para citar algumas, Formosa do Oeste, Assis Chateaubriand e Jesuítas. Nesta última inclusive, com a queda expressiva da torre de transmissão da rádio Vale Verde, que tem uma grande estrutura.

Nove torres da linha de alta tensão que liga Assis Chateaubriand a Umuarama foram ao chão. As torres que foram derrubadas ficam entre Jesuítas e Carajás.

TEMPORAIS – Segundo dados do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o deslocamento de uma frente fria da Argentina e do Paraguai pelo mar, durante a madrugada, provocou instabilidade no Paraná, com temporais e ventos fortes entre as regiões Oeste e Noroeste. No município de Palotina, os ventos chegaram aos 101,5 km/h. Ventou forte também na região Norte. A Copel reforça que, em dias de tempestades, deve-se manter distância de situações que possam oferecer riscos, como postes quebrados e fios rompidos.

FALTA DE ENERGIA EM TUPÃSSI – a energia retornou parcialmente m Tupãssi, por volta das 3:30h da madrugada desta sexta-feira (15). Na sede, metade da cidade ainda esta sem energia, assim como boa parte das propriedades rurais. Alguns comerciantes e proprietários já contabilizam alguns prejuízos.

 

*Com informações do portal Bem Paraná e redação Terra FM

COMENTÁRIOS