A Prefeitura de Tupãssi aderiu ao Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC), que é executado pela Rede de Controle nos Estados e coordenado pelo Tribunal de Contas da União e Controladoria-Geral da União, recebendo um selo de participante e também, passou a ter acesso ao sistema do e- Prevenção, que é uma plataforma para auxiliar as organizações públicas a diagnosticar suscetibilidade à corrupção e melhorar assim, os sistemas institucionais de prevenção.
O município realizou o preenchimento do questionário elaborado pelo Tribunal de Contas da União e Controladoria-Geral da União que foi coordenado pela controladora interna Alice Novaes Vergínio com o apoio da gestão municipal.
A prevenção evita a ocorrência de fraude e corrupção e é mais barata que medidas corretivas. A detecção ajuda a descobrir os casos tão logo ocorram e a investigação ocorre corretamente e de forma mais rápida.
A correção é voltada a punição de casos provados com o objetivo de alertar futuros corruptos de que não haverá tolerância por parte do órgão público.
Cada mecanismo é associado a um conjunto de práticas, normativas, documentos e atividades que contribuem para que o gestor público tenha mais segurança nas decisões tomadas.
FONTE: TUPASSI.PR.GOV.BR