Procon e 200 instituições financeiras realizam mutirão de renegociação de dívidas
03/11/2021 10:44 em Economia

 

O Departamento Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PR), da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho, promove até o dia 30 de novembro um mutirão online de renegociação de dívidas. 

Essa é uma iniciativa conjunta com a Associação Brasileira de Procons (Proconsbrasil), Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), Banco Central e Senado Federal. O mutirão acontece exclusivamente pela internet, através da plataforma de solução de conflitos www.consumidor.gov.br.

Participam da ação mais de 200 instituições financeiras. Podem ser negociadas as dívidas contratadas com bancos ou financeiras, além de financiamentos de veículos ou imóveis. 

“É uma oportunidade para que o cidadão paranaense possa regularizar sua vida financeira”, explica o secretário de Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost.

REGISTRO – Para participar do mutirão online, basta o consumidor fazer o seu registro na plataforma e aguardar seu login e senha.

“No momento do preenchimento do registro é imprescindível que o consumidor informe seu telefone e e-mail para contato, pois esses dados facilitarão o atendimento por parte dos bancos e instituições financeiras participantes”, informa a chefe do Procon-PR, Claudia Silvano. 

O órgão também orienta que o consumidor, no seu relato, deve informar que deseja participar do mutirão de renegociação de dívidas e até quanto pode pagar.

Após finalizar o registro, o banco/instituição financeira terá o prazo de 10 dias para apresentar uma proposta ou resposta para o consumidor. Terminado o prazo, o consumidor tem o prazo de 20 dias para avaliar o retorno dado.

Para fazer a renegociação de suas dívidas, basta o consumidor acessar o seguinte link https://consumidor.gov.br/pages/principal/?1635803835551 ou baixar o app no celular.

Além da renegociação de dívidas, o consumidor pode acessar vídeos e dicas de educação financeira no seguinte link: https://mutirao.febraban.org.br/.

FONTE: AEN

COMENTÁRIOS
PUBLICIDADE