Paraná declara epidemia de gripe H3N2 e confirma primeiro caso da variante ômicron
12/01/2022 10:42 em Paraná

 

O secretário de Saúde, Beto Preto, declarou nesta manha de quarta-feira, 12 de janeiro, que o Paraná está passando por uma epidemia de gripe H3N2, com circulação comunitária. Além disso, o secretário Beto Preto confirmou o primeiro caso da variante ômicron, da Covid-19, no estado.

De acordo com Beto Preto, foram detectados 832 casos confirmados pela rede sentinela do Paraná. 12 pessoas já morreram no PR por causa da doença. 

Segundo a secretaria, atualmente o estado tem 616 mil doses da vacina contra a Influenza disponíveis nas unidades de saúde. 

O primeiro caso de variante ômicron foi identificado em um paciente de Curitiba. Ele atingou um jovem de 24 anos, que já havia concluido o esquema vacinal. Ela já tinha sido infectado com o novo coronavírus em junho. O paciente voltou a apresentar sintomas da doença no dia 14 de dezembro.

O jovem fez o teste, que confirmou o novo diagnóstico, no dia 18 de dezembro de 2021. A amostra foi encaminhada para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, que confirmou que o caso se tratava de infecção pela variante ômicron.

FONTE:BEMPARANÁ

COMENTÁRIOS
PUBLICIDADE