Onda de calor: cidades do Paraná já registraram 40°C
17/01/2022 10:56 em Paraná

 

A onda de calor já chegou ao Paraná, pelo menos em uma parte dele. De acordo com levantamento do Instituto Simepar, duas cidades paranaenses marcaram 40°C na tarde deste domingo (16).  Em Capanema, na Região Oeste do Estado, os termômetros chegaram a 40,1°C. Em Loanda, na Região Noroeste, a temperatura bateu os 40°C. 

A onda de calor também trouxe tempestades para praticamente todas as regiões do Estado, acompanhadas de raios e ventos fortes. Segundo o Simepar, os temporais deste domingo foram mais fortes na Grande Curitiba, nos Campos Gerais e na região Noroeste do Paraná. 

Alerta de mais temporais

Depois do temporal de sábado, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta laranja para tempestades no Paraná, válido até às 11 horas desta segunda-feira. Há possibilidade de ocorrência de chuva entre 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos (60 a 100 km/h) e queda de granizo. O alerta ainda avisa sobre o risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

O alerta, válido para toda a região Sul do País e parte da região sudeste, abrange praticamente todo o território paranaense. As instruções do Inmet são para que as pessoas não se abriguem debaixo de árvores em caso de rajadas de vento e para que não estacionem veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, também foi recomendado o desligamento de aparelhos elétricos e o quadro geral de energia durante os temporais.

FONTE; BEM PARANA

COMENTÁRIOS