Sicredi Progresso e Colégio La Salle firmam acordo para ensinar educação financeira a estudantes
02/02/2022 11:38 em Cotidiano

Foto: Jéssica Dona

 

A Sicredi Progresso PR/SP e o colégio La Salle de Toledo, firmaram na manhã da terça-feira (01), um acordo de cooperação para implementação do programa social e educacional - Cooperação na Ponta do Lápis - que objetiva ensinar educação financeira aos estudantes. O momento foi celebrado na sede da cooperativa e contou com a presença de professores e gestores do colégio e dos representantes da Sicredi.

 

O Presidente, Cirio Kunzler e o Diretor Executivo, Inácio Cattani, fizeram a abertura das atividades e desejaram as boas-vindas aos professores. Em seguida, a Assessora do Desenvolvimento do Cooperativismo, Miriam Sell, realizou a apresentação institucional do programa. “A metodologia propõe, que de uma forma simples e significativa, a educação financeira faça sentido para as crianças. E que desde a infância isso seja discutido com ela, seja na escola, em casa e em demais ambientes. Tudo é pensado para que ela tenha conhecimento, a fim de uma vida financeira próspera”, explica Miriam.

 

O encontro contou com a participação especial da Assessora Pedagógica, Isabella Carrer, que apresentou a parte pedagógica do Cooperação na Ponta do Lápis. Isabella também ministrará a formação que acontece até o mês de maio, e que prepara os professores para terem ainda mais autonomia para trabalhar o assunto em sala de aula.

A Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental Anos Iniciais, Anna Sampaio, contou que o tema da educação financeira vem ao encontro do que o Colégio La Salle planeja trabalhar com seus alunos em 2022. “Muito além dos nossos conteúdos de currículo, percebemos a necessidade de desenvolver com nossos alunos temas da vida cotidiana, como educação financeira, relações interpessoais, emoções e outros. O nosso aluno já é parte da sociedade e precisamos cada vez mais prepará-lo para o futuro. A formação que o Sicredi nos proporcionará sobre educação financeira será muito importante, estamos abertos para aprender e repassar esse conhecimento para os estudantes no dia a dia na escola”.

 

O Colégio La Salle é uma Instituição de ensino reconhecida no Município de Toledo por seu caráter inovador. Atualmente oferece ensino desde a Educação Infantil ao Ensino Médio.

 

Cooperação na Ponta do Lápis

 

O Sicredi acredita que pode transformar a relação das pessoas com o dinheiro e para criou o Programa Cooperação na Ponta do Lápis. Por meio dele, ajuda as pessoas a terem uma vida financeira mais sustentável. Leva o tema para as regiões em que está presente, para permitir o crescimento de associados, crianças, jovens, adultos e da comunidade.

Na prática, o Cooperação na Ponta do Lápis chega ao Colégio La Salle para inserir o tema da educação financeira nas turmas de 1º a 5º ano do Ensino Fundamental. O Sicredi será responsável pela formação dos professores envolvidos, em oferecer assessoria pedagógica para o desenvolvimento das atividades, além de materiais em um kit personalizado sobre a temática. Nesse primeiro momento, 15 professores integram a turma em formação.

A Fundação Sicredi desenvolveu uma metodologia própria para auxiliar os professores no desenvolvimento de atividades e na conexão dos temas curriculares com a educação financeira e o dia a dia dos alunos. O Programa já está sendo desenvolvido nos municípios de Nova Santa Rosa e Tupãssi – locais de atuação da Sicredi Progresso PR/SP. Agora, chega em Toledo no Colégio La Salle.

 

Sobre a Sicredi Progresso PR/SP

 

Com 40 anos de atuação a Sicredi Progresso PR/SP está presente na vida de mais de 53 mil associados. Nossa história, construída na essência da cooperação, nos permite ter atualmente 20 agências distribuídas na área de ação nos

estados do Paraná e São Paulo. Destas, 13 estão no Paraná e outras 7 em São Paulo. Nosso capital humano conta com mais de 350 colaboradores focados nos valores do cooperativismo e na oferta de produtos e serviços financeiros adequados aos associados, de um jeito simples e próximo. A Sicredi Progresso integra o Sistema Sicredi que hoje está em 25 estados e no Distrito Federal.

 

FONTE: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

COMENTÁRIOS