Foi realizada na terça-feira (21), no 33º Batalhão de Infantaria Mecanizado em Cascavel, uma cerimônia em comemoração pelo 72º aniversário da Batalha da Tomada de Monte Castelo. Trata-se de uma das mais importantes conquistas da Força Expedicionária Brasileira (FEB), em 1945, durante a Segunda Guerra Mundial.
A data é anualmente lembrada pelo Exército Brasileiro com eventos comemorativos. Na cerimônia realizada pela 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, estiveram presentes dois ex-combatentes da FEB: Mário Ferroni e Hélio Vargas Neto.
A homenagem também foi em memória de todos os ex-pracinhas que lutaram durante a Segunda Guerra e participaram da batalha, entre eles, do pioneiro de Tupãssi Anicheto Battisti. Familiares do ex-combatente acompanharam a cerimônia: Osvaldo Battisti (irmão) e Edila e os netos Murilo e Mayna Battisti.
A solenidade foi comandada pelo general Marcos de Sá Affonso da Costa, comandante da 15ª Brigada, e contou com a presença de autoridades civis e militares. Durante o evento houve a execução da Canção do Expedicionário, homenagem à memória do General João Batista Mascarenhas de Moraes (Comandante da FEB) e desfile de tropas.
Ao todo, 25 mil soldados fizeram parte da FEB, permanecendo oito meses na Itália, como integrantes das forças aliadas, combatendo o exército Alemão. A Tomada de Monte Castelo não somente marcou a participação brasileira no conflito, como foi definitiva para o seu desfecho. A FEB chegou à Nápoles, na Itália, no dia 16 de junho de 1944 e ficou em combate por 239 dias.