Conselho Estadual dos Direitos do Idoso toma posse e elege nova diretoria
27/04/2023 10:51 em Paraná

O Conselho Estadual dos Direitos do Idoso (Cedi/PR) realizou nesta semana a cerimônia de posse seus integrantes e a eleição da nova diretoria. Jorge Nei Neves, do segmento sociedade civil,  assumiu a presidência do colegiado para o biênio 2023-2025. A vice-presidente é Adriana Santos de Oliveira, do segmento governamental, e Nancy Regina Shen, também governamental, assume como secretária executiva.

A competência sobre as políticas públicas para as pessoas idosas, que pertencia à Secretaria de Justiça e Cidadania, foi transferida para a Secretaria da Mulher e Igualdade Racial.

“O Cedi/PR já tem 25 anos de atuação e acumula conquistas importantes, como o Fundo Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa e o 2º Plano Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa. Isso é fruto do trabalho de cada conselheiro e conselheira que fez parte deste colegiado”, disse a secretária Leandre Dal Ponte. 

Ela também enfatizou a parceria entre a Secretaria da Mulher e Igualdade Racial com o Cedi/PR. “Precisamos cada vez mais preparar as cidades para acolher as pessoas, na medida em que elas envelhecem. E o Conselho nos ajuda neste trabalho, tanto na formulação quanto na proposição das políticas públicas, que agora assume assumimos a missão de construir”, disse.

Ela participou da solenidade junto com o secretário do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni. Ele destacou o papel do Cedi no atendimento à pessoa idosa. "É um papel fundamental nas questões dos direitos e nas ações voltadas a esse público. Essa união entre a sociedade civil, governo e usuários é muito importante para a evolução das políticas públicas para o segmento", afirmou.

A posse dos novos conselheiros ocorreu na terça-feira (25), na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). Já a eleição da mesa diretora foi nesta quarta (26), no Palácio das Araucárias. Ambos os encontros homenagearam o conselheiro José Araújo Silva, falecido no dia 14 de abril, reconhecido por sua luta em favor de pessoas idosas no Paraná e no Brasil.FORTALECIMENTO – O Cedi/PR reúne 48 conselheiros: 24 representantes da sociedade civil (titulares e suplentes) e 24 representantes governamentais (titulares e suplentes). O presidente eleito, Jorge Nei Neves, participa do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso desde 2017. E já ocupou a presidência do colegiado no biênio 2019-2021.

“Neste momento, nosso maior desafio é o fortalecimento do Fundo Estadual do Idoso para que, através do aporte de recursos, possamos deliberar ações estratégicas em todas as áreas para garantir os direitos das pessoas idosas em todo o Paraná”, disse Neves.

Ele destacou a importância do fortalecimento dos conselhos municipais, que atuam localmente para garantir os direitos deste público. Todos os 399 municípios paranaenses possuem conselho da pessoa idosa.PRESENÇAS – Participaram da cerimônia de posse Rosana Beraldi Bevervanço, procuradora de Justiça e Coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa dos Direitos do Idoso e da Pessoa com Deficiência do Estado do Paraná, e Maria de Lourdes Menon Schram, representando a população idosa do Paraná.

 
COMENTÁRIOS