As inscrições para o Programa de Propriedade Intelectual com Foco no Mercado (Prime) do Governo do Estado terminam neste domingo (4). A iniciativa é gratuita e destinada a pesquisadores das instituições de ensino superior e de pesquisa científica e tecnológica do Paraná, incluindo professores, estudantes e profissionais da carreira técnica administrativa.
O programa consiste em trilhas de qualificação voltadas para o desenvolvimento de habilidades e competências para negócios. O objetivo é transformar o resultado de pesquisas acadêmicas em produtos e serviços para a população, a partir do apoio a projetos inovadores e de base tecnológica. As atividades terão início na próxima quarta-feira (7) e serão desenvolvidas ao longo de cinco meses em formato remoto.
Nesta terceira edição, o Prime terá uma premiação de incentivo científico no valor de R$ 1 milhão, sendo R$ 200 mil para cada finalista. Os recursos são oriundos do Fundo Paraná, dotação administrada pela Seti para o fomento científico e tecnológico paranaense.
São 150 vagas para a primeira fase da jornada, que abrange uma série de atividades, como workshops, consultorias individuais e mentorias coletivas. Na segunda etapa serão selecionados 20 participantes da fase inicial, considerando como requisito mínimo a comprovação de depósito ou registro de patente no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi).
No final do ciclo, cinco pesquisadores serão contemplados com um programa de pré-aceleração ou pacote de consultorias em temáticas de inovação e mercado do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Paraná (Sebrae/PR) e um programa de mentoria individual do Inpi.PROGRAMA – Idealizado pela Secretaria de Estado Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), o Prime conta com a parceria da Fundação Araucária de Apoio do Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
A iniciativa representa uma oportunidade para fomentar projetos que são desenvolvidos em incubadoras, agências de inovação e núcleos de inovação tecnológica (NITs) das instituições de ensino superior e das instituições de pesquisa científica e tecnológica. O programa contempla, ainda, a apresentação das pesquisas que apresentam potencial para negócios, para parceiros e investidores.SUSTENTABILIDADE – O conteúdo do programa compreende diversos temas: aspectos jurídicos, desenho de soluções, fontes de financiamento, ideação, modelagem financeira, parcerias, pesquisa e desenvolvimento (P&D), processos comerciais, propriedade intelectual, patente verde, transferência tecnológica e validação de negócios. Os participantes também terão uma trilha focada em sustentabilidade, com temáticas de agricultura sustentável, cidades inteligentes e energias renováveis.