No Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que ocorre em todo o Brasil hoje - 18 de maio, secretarias municipais e conselhos desenvolvem atividades de conscientização em Tupãssi. A proposta é realizar uma mobilização e promover discussões acerca do assunto.
Durante o dia, equipes das secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação, juntamente com o Conselho Tutelar e Conselho Municipal dos Diretos da Criança e do Adolescente (CMDCA), realizaram uma blitz educativa na avenida Presidente Castelo Branco, principal via do município que dá acesso às saídas para Toledo, Assis e Cascavel. Foram distribuídos materiais informativos, entre outras ações de conscientização sobre o tema.
“Nós desenvolvemos campanhas informativas para que o município possa avançar para a formação de uma consciência da população sobre o quão grave é a violência sexual, além de estimularmos as denúncias de pessoas que cometem este tipo de crime”, explica a secretária de Assistência Social, Nair Christofolli.
DISQUE 100
Um dos principais objetivos da campanha desta quinta-feira (18) é de informar a população sobre o Disque 100: um serviço de utilidade pública, destinado a receber demandas relativas a violações de Direitos Humanos, em especial as que atingem populações com vulnerabilidade acrescida, como: Crianças e Adolescentes, Pessoas Idosas, Pessoas com Deficiência, LGBT, Pessoas em Situação de Rua e Outros, como quilombolas, ciganos, indígenas, pessoas em privação de liberdade.
O serviço inclui ainda a disseminação de informações sobre direitos humanos e orientações acerca de ações, programas, campanhas e de serviços de atendimento, proteção, defesa e responsabilização em Direitos Humanos disponíveis no âmbito Federal, Estadual e Municipal.
Qual o horário de funcionamento?
O Disque Direitos Humanos – Disque 100 funciona diariamente, 24 horas, por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. As ligações podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita, de qualquer terminal telefônico fixo ou móvel, bastando discar 100. As denúncias podem ser anônimas, e o sigilo das informações é garantido, quando solicitado pelo demandante.
- Com informações do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes (Programa Faça Bonito).
FONTE: MURILO BATTISTI