Com chuvas, atletas disputam Circuito Paranaense de Vôlei de Praia em novo local
25/01/2024 11:21 em Paraná

Começaram nesta quarta-feira (24) os jogos da etapa final do Circuito Paranaense de Vôlei de Praia em Matinhos. O torneio, que reúne as oito melhores duplas masculinas e femininas do Estado em quatro categorias de idade, integra os Jogos de Aventura e Natureza dentro da programação do Verão Maior Paraná.

Chamado de Super Praia, o torneio segue até sexta-feira (26), marcando o fim do calendário esportivo iniciado em 2023 com a definição do título de campeão paranaense dentro de cada categoria.

Foram chamadas para competir as duplas com melhor desempenho ao longo de oito competições oficiais organizadas pela Federação Paranaense de Voleibol (FPV) durante 2023, cujos campeões serão conhecidos na manhã de sexta (26), com previsão de encerramento ao meio-dia.

Devido às fortes chuvas na região do Litoral nos últimos dias, o Governo do Estado e a Federação Paranaense de Voleibol decidiram alterar o local do evento. Inicialmente marcado para ocorrer nas areias da praia de Caiobá, o torneio foi transferido para a Arena Caiobá, um espaço de quadras de areia cobertas.

Segundo o diretor de Inovação da Secretaria de Estado do Esporte, Tiago Campos, a medida foi necessária para garantir que os atletas de todas as regiões do Paraná pudessem competir normalmente. “Fizemos um esforço conjunto com Federação para que os atletas do Interior do Estado que já estavam aqui no Litoral não perdessem a viagem. Conseguimos transferir os jogos para um local adequado e realizar a competição, que está sendo um sucesso absoluto”, afirmou.

Apesar da chuva e das mudanças, a coordenadora do Vôlei de Praia da FPV, Rafaela Leu, garante que os atletas continuam motivados. “Tivemos uma grande mudança nos nossos planos, mas tudo está fluindo normalmente. Para nós e para os atletas, é melhor que haja competição, por isso aprovamos a solução do Governo do Estado”, comentou. “Temos uma parceria de muitos anos e pretendemos sempre ter uma etapa da competição dentro do Verão Maior Paraná”.

Uma das principais competidoras presentes é Eduarda Girotto, de 23 anos, de Dois Vizinhos, que já foi campeã brasileira na categoria Sub-19. “A gente já compete há bastante tempo em nível estadual e nacional e a expectativa é sempre buscar o primeiro lugar. No ano passado jogamos na beira da praia e foi muito legal, mas a estrutura e a areia aqui também são muito boas. As condições mudam um pouco e gente precisa se adequar rápido, jogo a jogo”, explicou.

De Maringá, Patrick Pereira, 22 anos, também aprovou as condições de jogo. “Infelizmente não tivemos como jogar na praia, mas aqui está sendo um ótimo lugar. Tem menos vento e a areia que é um pouco mais leve, mas é bem gostoso de jogar”, avaliou. “Essa está sendo a primeira competição do ano após um tempo de férias, então também serve como preparação para 2024 para voltar ao ritmo e conquistar os objetivos maiores do ano”, revelou o jogador.

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná reúne uma série de ações voltadas aos veranistas e moradores dos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste. São atividades esportivas e de lazer que englobam aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, shows, torneios e competições nacionais e internacionais, programação inclusiva e educação ambiental. A agenda completa pode ser consultada no site www.verao.pr.gov.br.

COMENTÁRIOS