MAC Paraná prorroga exposição “A Terra e o Devaneio da Vontade” até março
12/02/2024 10:51 em Paraná

O Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC) prorrogou o tempo de exibição da exposição em cartaz “A Terra e o Devaneio da Vontade”. A primeira mostra individual de Thalita Hamaoui, com encerramento anteriormente previsto para o dia 18 de fevereiro, agora segue aberta ao público até o dia 3 de março. O MAC Paraná, que ocupa temporariamente parte do Museu Oscar Niemeyer (MON), recebe a mostra na Sala 9.

“A Terra e o Devaneio da Vontade” promove uma experiência singular em obras de arte contemporânea, uma imersão sensorial nos trabalhos da artista. Por meio de suas obras, Thalita Hamaoui revela seus métodos de elaboração: as imagens não são construídas por observações diretas do mundo exterior, mas por resquícios sensoriais de suas memórias e sensações. Cada uma das peças preenche poeticamente o espaço, transformando memórias pessoais em obras físicas que estabelecem uma relação emocional com o público.

Ao todo, a exposição apresenta uma coleção de 25 pinturas que exploram poéticas, memórias e emoções.

Thalita Hamaoui é conhecida por seu uso expressivo de cores e texturas e, nos trabalhos expostos, explora tons áureos e matizes sóbrias em grandes telas de linho. O conjunto apresentado traz uma série inédita de trabalhos recentes, descritos pela curadora Pryscila Gomes como uma janela para uma realidade fictícia, na qual os elementos da natureza são reimaginados.

Pryscila observa que, nas paisagens de Hamaoui, há uma fusão de elementos variados que torna difícil distinguir entre noite e dia, ou definir se algo é planta, água ou terra. “Tudo é miscível e se completa, numa fusão extasiante de tons áureos”, afirma.

“É uma experiência marcante na minha carreira poder mostrar meu trabalho em um museu tão relevante no cenário cultural. Foi um desafio e uma aventura que nos levou a um lugar surpreendente”, diz a artista.

Hamaoui começou sua carreira artística trabalhando com estamparia e a experiência com a produção têxtil segue influenciando sua pintura, desde as formas orgânicas e o interesse pelo tingimento, aos trabalhos com diferentes tipos de tecido, como o linho, presente na mostra. Ela é graduada em Artes Plásticas na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). Suas obras já foram exibidas em diversas instituições, incluindo a Foley Gallery em Nova York e o Centro Cultural São Paulo.

Serviço:

Exposição “A Terra e o Devaneio da Vontade”

A mostra pode ser visitada até 03 de março na sala 09 do MAC no MON

(R. Marechal Hermes, 999, Centro Cívico – Curitiba)

COMENTÁRIOS