Após duas semanas de imersão em práticas educacionais no Chile, cem diretores de escolas estaduais do Paraná retornaram ao Brasil na noite deste domingo (8) com muitas experiências novas na bagagem que deverão ser replicadas nas escolas que comandam.
A viagem, parte do programa Ganhando o Mundo Diretor, tem como objetivo proporcionar uma experiência internacional focada em liderança educacional, permitindo aos participantes absorverem práticas de gestão e ensino de um dos países mais bem avaliados no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) na América do Sul.
Recentemente, o Paraná teve o ensino médio e o ensino fundamental (anos iniciais e finais) considerados a melhor educação do Brasil, segundo dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023 do Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
EXPERIÊNCIA – No Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, além do entusiasmo e otimismo, os diretores fizeram questão de frisar as boas trocas e experiências de alto nível que tiveram. A iniciativa do Governo do Estado, realizada por meio da Secretaria de Educação (Seed), proporcionou aos diretores a oportunidade de vivenciar o cotidiano das escolas chilenas, conhecer seus sistemas de ensino e estabelecer um intercâmbio de ideias.
Ana Cristina Jitkoski, diretora do Colégio Estadual Sagrada Família, de Siqueira Campos, no Norte Pioneiro, classificou a experiência como muito enriquecedora e que traz na bagagem muitas ideias para aprimorar a rotina em sala de aula. “Destaco a observação de sala de aula, com alguns segmentos bem importantes que vão ajudar muito na melhoria da educação, além do crescimento profissional de todos os profissionais, creio que essas ideias poderão ser bem implementadas aqui”, disse.
Okçana Battini, diretora do Colégio Barão do Rio Branco, em Londrina, no Norte, afirmou que o Paraná já vai muito bem na educação, e essa experiência vai incrementar ainda mais a área. “Vimos a importância que o Chile dá à formação de professores, como eles olham para a formação de professores tanto nos anos iniciais quanto nos finais, o papel muito forte da universidade na formação e no acompanhamento do trabalho docente, sempre tendo como foco os alunos, professores e o Estado trabalhando para o aluno, para olhá-lo para a sua potencialidade”, disse
Para Denise Cristina de Barros, diretora do Colégio Cívico-Militar Célia Moraes de Oliveira, também de Londrina, foi grande o aprendizado. “Chamou muita atenção a troca que a gente teve e nós estamos muito próximos da educação chilena, vemos que estamos no caminho certo e o próximo passo é levar para a escola esse aprendizado, o que a gente pretende fazer logo”, disse.
EXPANSÃO – Com o sucesso da primeira edição do Ganhando o Mundo Diretor, o Governo do Estado já planeja novas oportunidades de intercâmbio para gestores escolares. O programa, que começou com alunos e expandiu-se para professores e diretores, demonstra um compromisso contínuo com a formação e capacitação dos profissionais da educação, visando sempre a melhoria da qualidade do ensino na rede pública.
O retorno dos diretores marca o início de uma nova fase para as escolas estaduais do Paraná, que deverão implementar, nos próximos meses, as novas práticas e conhecimentos adquiridos no Chile, com o objetivo de fortalecer ainda mais a educação pública no Estado.
O secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, disse que esta experiência dos diretores no Chile deu a oportunidade de vivenciarem uma das melhores universidades de educação do país. “O aprendizado foi muito intenso nesses dias, sobre gestão de sala de aula, sobre gestão da escola, voltado para a aprendizagem, tudo isso foi discutido neste curso, além das visitas às escolas chilenas, comparando não só a parte de infraestrutura, mas também de currículo, do trabalho realizado e de como os componentes curriculares são abordados”, afirmou.
O diretor de Educação da Seed, Anderfabio Oliveira dos Santos, destacou que o programa Ganhando o Mundo Diretor levou diretores e chefes de núcleos a estudarem sobre gestão e liderança pedagógica, avaliação docente, desenvolvimento profissional, gestão, liderança e inovação, uma formação muito completa direcionada a esses profissionais que têm uma atuação chave dentro da rede.
“Agora eles voltam munidos de todo esse conhecimento e a intenção é que eles compartilhem as boas práticas, troquem informações com os demais diretores e continuam, ainda, em um período de formação e de mentoria junto à universidade. É a gestão do governador Ratinho Junior, do nosso secretário, comprometida com a formação e desenvolvimento profissional dos nossos gestores. É a educação do Paraná dando mais um passo à frente com uma formação que é referência dentro do cenário nacional para os nossos gestores e diretores escolares”, disse.
Na última sexta-feira (6), o secretário de Educação do Paraná, Roni Miranda, reuniu-se com o ministro da Educação do Chile, Nicolás Cataldo, para discutir a importância do intercâmbio na educação e a reformulação do currículo chileno. Em outubro, ocorrerá um grande encontro de educação latino-americana no Chile, que reunirá representantes do setor educacional.
ALUNOS – No começo de agosto, embarcaram para os Estados Unidos os primeiros alunos do último grupo da edição 2024 do Ganhando o Mundo. Pelo próximo semestre, eles farão curso equivalente ao Ensino Médio no Brasil e conhecerão uma nova cultura, como parte do programa custeado pelo Governo, por meio Seed-PR, e que já levou, desde 2019, 1.240 alunos da rede estadual para Austrália, Nova Zelândia, Canadá, França, Reino Unido e Estados Unidos.
Já o Ganhando o Mundo 2025 será a maior edição e levará 1.200 alunos da rede de ensino para cinco países de língua inglesa (Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia e Reino Unido). Também já foram selecionados os alunos que participarão do Ganhando o Mundo Agrícola.