O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), publicou a homologação do resultado da licitação para conservar trecho não pavimentado da PR-459 entre Clevelândia e Mangueirinha, na região Sudoeste. São 27,04 quilômetros com serviços por dois anos.
Agora serão realizados os trâmites internos, incluindo o envio de documentos da vencedora, a empresa Cege Engenharia Ltda., para formalização do contrato. O investimento será de R$ 8.140.000,00, com os trabalhos iniciando após emissão da Ordem de Serviço.
Estão previstos principalmente os serviços de escarificação, conformação, compactação e regularização do subleito da pista, e também melhorias no sistema de drenagem de águas, como a abertura de valas laterais, caixas de retenção e saídas d’águas, além da limpeza e desobstrução de bueiros simples de concreto, conforme a necessidade.
A rodovia é utilizada para escoamento de produção agrícola e agropecuária de moradores de áreas lindeiras, bem como para o seu deslocamento até Clevelândia, município mais próximo, além de fazer ligação com o trecho pavimentado da PR-459, que segue até Mangueirinha, e entroncamento com a PR-449, que vai até Palmas.
Deste trecho não pavimentado da PR-459, 15,93 quilômetros estão no território de Clevelândia e 11,11 quilômetros no de Mangueirinha.
Atualmente ele é mantido por equipe de administração direta do Escritório Regional Vale do Chopim do DER/PR, com sede em Pato Branco. Com os altos custos de manutenção dos equipamentos e necessidade de grande volume de intervenções, a contratação proporcionará melhor custo-benefício.