O Município de Tupãssi, por meio do Departamento de Meio Ambiente e a Assessoria de Comunicação, lança nesta semana uma nova campanha para incentivar a separação do lixo reciclável na cidade e também distritos.
A campanha informativa “Cidade Limpa é Cidade Feliz” vai distribuir materiais educativos em diversos locais do município, especialmente nas escolas.
“Nosso intuito é desenvolver um trabalho para mostrar a importância da separação do reciclável, que muitas vezes é esquecida por boa parte dos moradores”, explica o chefe do setor de Meio Ambiente, Paulo Cesar Bastos.
Restos de comida, papel higiênico e às vezes até carcaças de animais... Estes são alguns dos resíduos que deveriam ir direto para o aterro sanitário, mas muitas vezes vão parar na Central de Triagem em Tupãssi. Por lá, a situação é considerada ruim e quem trabalha no local faz um apelo para que a população entenda a importância da separação do lixo orgânico do reciclável.
“Hoje aqui nós temos pessoas que vivem disso e a gente recebe todo o tipo de lixo. Isso prejudica muito o trabalho. Perdemos bastante tempo e também dinheiro com a falta de consciência dos moradores”, conta o presidente da Associação de Catadores de Tupãssi (Acamartu), Lucimar dos Santos.
CAMPANHA
Os trabalhos já estão ocorrendo em Tupãssi, com uma ampla campanha informativa incluindo outdoors, boletins em rádios e distribuição de material educativo nas escolas, locais públicos e no comércio do município.
O principal objetivo é frisar que plástico, papel, latas, vidros e também eletroeletrônicos devem ser separados do lixo comum e, quando possível, colocados nos contêineres que estão dispostos pela cidade.
“Nossa gestão tem se empenhado bastante em sanar os problemas relacionados à destinação de entulhos, lixo orgânico e também do reciclável. Nesse quesito, tudo passa pelo apoio da nossa população. Por isso estamos fazendo um apelo para que cada morador colabore e nos ajude a fazer uma cidade cada vez mais limpa e bonita”, diz o prefeito de Tupãssi, Ailton “Ito” Caeiro.
FONTE: TUPASSI.PR.GOV.BR