O Botafogo tem um ponto de vantagem na classificação (61 pontos contra 60 pontos do Palmeiras), mas o vice-líder tem apresentado desempenho superior em campo, o que estatisticamente lhe dá um maior potencial. O Botafogo tem o desgaste extra de ainda disputar a Libertadores, enquanto o Palmeiras tem compromissos apenas pelo Brasileirão, o que lhe permite se preparar melhor para cada jogo. Os dois times têm agendado um confronto direto na rodada #36, com mando palmeirense.
Ao empatar em casa com o Atlético-MG, o Fortaleza desperdiçou uma oportunidade para diminuir para três pontos a desvantagem para o Botafogo e, com uma rodada a menos para tirar essa diferença, suas chances de título caíram de 5,42% para 2,06%.
As chances são determinadas por modelos estatísticos aplicados pelo economista Bruno Imaizumi sobre microdados coletados pela equipe do Espião Estatístico desde 2013. Foram analisadas as características de todas as finalizações e resultados de 4.475 jogos de Campeonatos Brasileiros que servem de parâmetro para medir a produtividade atual das equipes no ataque e na defesa a partir da métrica de expectativa de gol (xG), consolidada internacionalmente.
Por exemplo, se uma equipe com desempenhos ofensivos e defensivos apenas medianos será visitante no segundo turno contra adversários que estejam com as melhores performances mandantes, as chances desse visitante vencer são menores do que de um time eficiente e de alta produtividade ofensiva que tem agendados confrontos contra adversários que, neste momento, estejam com os piores desempenhos caseiros.