O próximo dia 10 de setembro é o “Dia Mundial de Prevenção do Suicídio”. Por isso, o mês foi escolhido para realização da campanha “Setembro Amarelo”, que tem como objetivo a conscientização sobre a importância da prevenção do suicídio.
A campanha ocorre desde 2014 e a ideia é promover eventos que abram espaço para debates sobre suicídio, além de divulgar o tema e alertar a população sobre a importância de sua discussão.
Atualmente o suicídio é um problema de saúde pública no Brasil e a sua ocorrência tem crescido entre os jovens. De acordo com os números oficiais, 32 brasileiros se matam por dia. Essa taxa é maior do que a de vítimas de AIDS e da maioria dos tipos de câncer.
“O assunto muitas vezes é considerado um tabu e para que esses tabus sejam quebrados é importante falar sobre o assunto. É importante não ter medo de se aproximar das pessoas e oferecer apoio. Esse apoio deve ser realizado com acolhimento do sentimento, sem preconceitos ou críticas. Para que assim, a pessoa possa se sentir à vontade para falar sobre o assunto e sinta que não está sozinha”, explica a psicóloga Paola de Medeiros Souza.
O Setembro Amarelo conta com o apoio da Secretaria de Saúde de Tupãssi.
FONTE: TUPASSI.PR.GOV.BR