Secretaria de Saúde realiza ações no Dia Mundial de Combate à Tuberculose
28/03/2016 11:14 em Tupãssi e Região

Agentes da Secretaria de Saúde de Tupãssi saíram às ruas nessa quinta-feira (24), data celebrada como o Dia Mundial de Combate à Tuberculose. Foram realizadas ações de conscientização, distribuição de panfletos no centro da cidade e agendamento de consultas para pessoas que apresentam os sintomas.

“Estamos aqui hoje para orientar e também agendar consultas para pacientes que estão com tosse há 15 dias ou mais. O exame é rápido e é importante que o tratamento seja iniciado o mais breve possível. Quem apresentar algum sintoma deve procurar as unidades de saúde do nosso município para receber as orientações necessárias e fazer o exame”, explica o médico do programa Saúde da Família, Andrés Alberto.

A tuberculose é transmitida por via aérea em praticamente a totalidade dos casos. A infecção ocorre a partir da inalação de gotículas contendo bacilos expelidos pela tosse, fala ou espirro do doente com tuberculose ativa de vias respiratórias.

Os principais sintomas são: tosse seca contínua no início, depois com presença de secreção por mais de quatro semanas, transformando-se, na maioria das vezes, em uma tosse com pus ou sangue. Também o cansaço excessivo, febre baixa geralmente à tarde, sudorese noturna, falta de apetite, palidez, emagrecimento acentuado, rouquidão, fraqueza e prostração.

Atividades também serão realizadas no próximo dia 30 em Jotaesse às 9h e em Brasiliana a partir das 14h, com ações de conscientização e agendamento de consultas.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!