“Diversidade na Escola” foi tema de Seminário no Curso de Pedagogia do CTESOP
11/06/2018 08:39 em Educação

 

Organizado pelas Acadêmicas e futuras Pedagogas do 3º ano da Faculdade CTESOP de Assis Chateaubriand, o II Seminário de Pedagogia trabalhou o tema “Diversidade na Escola”, sendo ministrado pela Professora Jacqueline Parmigini, Mestre em Ciências Sociais e que atua, principalmente, com os temas: antropologia social, antropologia rural, etnologia indígena (Guarani) e educação popular.

Para a Professora Ms. Edna de Oliveira “o objetivo do seminário foi proporcionar discussões sobre temas historicamente invisíveis no contexto escolar ao mesmo tempo em que há a luta pela promoção de cidadania plena por meio de práticas educacionais, além de oportunizar aos acadêmicos e professores conhecimentos que os capacitem a criarem condições necessárias para que ações sejam realizadas no cotidiano da escola. Para que os professores possam atuar de forma efetiva em sala de aula, torna-se necessário que compreendam a diversidade e estimulem intervenções individuais e coletivas contra atitudes preconceituosas”.

“Dentre os assuntos abordados destacou-se o estudo da cultura afro-brasileira e das semelhanças e diferenças entre grupos étnicos existentes na escola, bem como a escola na luta contra as discriminações de gênero, étnico-raciais e por orientação sexual, reconhecendo que tais práticas representam dilemas que precisam ser desnaturalizados e superados nas relações sociais, porque fomentam ódio, intolerância às diferenças e, acima de tudo, tornam pessoas desiguais no ambiente escolar”, acrescenta a Professora Edna.

 

A abertura da noite foi com a apresentação cultural do Grupo Sucena Capoeira de Assis Chateaubriand, conduzida pelo Mestre Índio, com uma

brilhante apresentação, propiciando aos participantes momentos de descontração, aprendizado e respeito às diferentes culturas.

 

FONTE: ASSESSORIA DE IMPRENSA

COMENTÁRIOS