https://public-rf-upload.minhawebradio.net/2078/slider/544d8d1cfddca4bf3d9c34b52d1dbc90.png
Ratinho Jr garante que não haverá aumento de impostos no Paraná
07/01/2019 09:34 em Paraná

Em entrevista concedida à Rede T de Rádios, neste sábado (5) pela manhã, o governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), falou sobre a situação financeira do estado. O governador garantiu que não haverá aumento de impostos no estado. “O cidadão paranaense não aguenta mais pagar impostos para manter a máquina pública, então temos que ter um planejamento que não comprometa o caixa do governo. E precisamos manter a nossa responsabilidade fiscal, onerando o menos possível os paranaenses. Por isso estamos neste trabalho de redução de secretarias, de 28 para 15”, destacou. Ele anunciou que agora começam os cortes nas autarquias. Segundo ele, a estimativa é que com o corte de de secretarias, seja economizado cerca de R$ 4 milhões mensais.

A ex-governadora Cida Borghetti (PP) disse, em dezembro de 2018, que deixou um saldo de R$ 5 bilhões no caixa do governo. Mas o governador Ratinho Junior afirmou que, na verdade, esse dinheiro já está comprometido para o pagamento de dívidas feitas no governo anterior. “O valor que foi anunciado já está destinado para pagar contas feitas pelo governo que passou. Nós estamos levantando os números, mas estimamos que destes cinco bilhões, apenas de trezentos a quatrocentos mil ficarão livres para serem utilizados em investimentos, o restante está comprometido”, destacou o governador.Ratinho Junior revelou que sua equipe está enfrentando um problema em relação às finanças do estado pela falta de informação. “Temos poucas informações na Secretaria da Fazenda, pois houve um problema, uma troca de software, em janeiro de 2018. Com essa troca, restaram apenas 60% das informações disponíveis. E por isso temos estamos trabalhando no escuro, pilotando um avião, sem saber o que tem pela frente”, disse ele.

Como o Estado do Paraná tem apenas 3.500 cargos comissionados, Ratinho Jr ainda não tem previsão de cortar cargos, mas todos os funcionários da antiga gestão foram exonerados. "Vamos remanejar cargos em algumas áreas para trazer funcionários mais qualificados. Na área de urbanismo, por exemplo, os salários de funcionários qualificados são altos". Ele lembrou que o Paraná está no limite prudencial de gastos com pessoal. "Queremos muito diálogo com os servidores, sabemos que eles precisam de qualificação e salários melhores, mas nós temos um limite de gastos, temos uma demanda de gastos e investimentos. Não podemos colocar em risco a nossa responsabilidade fiscal", afirmou o governador.

Segurança

Sobre a segurança, Ratinho Jr disse apostar na união das policiais contra a violência. "Queremos não só garantir a segurança, mas apostar em planejamento e inteligência para conter a onda de violência".

Pedágio

Ratinho Jr disse que vai fazer com que as concessionárias de pedágio cumprar o contrato com transparência: "Acima de tudo, vamos trabalhar que a nova concessão em 2022 seja feita com uma licitação internacional que possa baixar até 40% da tarifa, que penaliza o paranaense."

 

FONTE: BEM PARANA

 

COMENTÁRIOS