O total de impostos, taxas e contribuições pagos pelos consumidores brasileiros em 2019 alcançará a cifra de R$ 600 bilhões. O registro será feito nesta segunda-feira (25/03), às 16 horas, pelo painel do Impostômetro.
No ano passado esse mesmo valor foi registrado dia 31 demarço. “A evolução da arrecadação mostra que o desequilíbrio das finanças públicas está do lado das despesas e que ele precisa ser combatido, pois mesmo que se acelere o ritmo de crescimento da economia não será possível colocar as contas do governo em dia”, avalia Marcel Solimeo, economista da ACSP.
De acordo com ele, apesar de o montante ser indício de um lento aquecimento da atividade econômica, espera-se que o governo consiga reduzir substancialmente o rombo de R$ 100 bilhões provocado pelos gastos públicos. “Paralelamente a isso, tem-se a expectativa da classe empresarial quanto à concretização das reformas fiscais e da Previdência e também em relação à desvinculação das receitas e despesas do orçamento público, o que possibilitaria realocá-las de acordo com as prioridades da sociedade”.
O Impostômetro foi implantado em 2005 pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) para conscientizar os brasileiros sobre a alta carga tributária e incentivá-los a cobrar os governos por serviços públicos de mais qualidade. Está localizado na sede da ACSP, na Rua Boa Vista, centro da capital paulista. Outros municípios e capitais se espelharam na iniciativa e instalaram seus painéis. No portal www.impostometro.com.br é possível visualizar valores arrecadados por período, estado, município e categoria.
FONTE: BEM PARANÁ