VERA CRUZ DO OESTE
O Ministério da Saúde publicou nesta segunda-feira (13) um novo edital para que 790 municípios que fazem parte do Mais Médicos possam renovar a participação no programa. Também divulgou cronograma para seleção de novos profissionais para atuarem nestes locais. A expectativa é que, com a renovação, sejam abertas cerca de 2.000 vagas em cidades de perfis 4 a 8, consideradas mais vulneráveis. No Paraná, são 99 vagas em 55 cidades. A Região Metropolitana tem destaque no edital: há 10 vagas em Colombo, três em Campo Largo e oito em Piraquara.
Apesar da abertura para renovação de vagas em alguns municípios, o edital deixa de fora outros deles que antes faziam parte do programa e que também têm postos desocupados --como capitais e demais cidades em regiões metropolitanas.
Questionado, o ministério não informou até o momento o total de vagas não atendidas. À reportagem, a secretária de Gestão do Trabalho na Saúde, Mayra Pinheiro, confirma que houve vagas deixadas de fora no novo edital.
Segundo ela, o edital abrange 1) vagas de brasileiros que se inscreveram para ocupar postos deixados por cubanos, mas desistiram após o início das atividades; 2) parte das vagas que estavam abertas desde 2018, mas que ainda não tinham sido preenchidas e 3) 60 novas vagas em 36 municípios que não faziam parte do Mais Médicos, mas que já haviam solicitado a entrada no programa.
De acordo com Pinheiro, o fato de não incluir algumas cidades ocorre devido ao novo critério estabelecido pelo ministério neste ano para prorrogações de contrato, o qual prevê que sejam priorizadas vagas de perfis de maior vulnerabilidade, ou seja, de 4 a 8.
Além de fixar em cidades de menor vulnerabilidade, o novo edital também altera os critérios de classificação de profissionais. Nas últimas seleções, a escolha era feita por ordem de inscrição --quem acessava antes o sistema poderia escolher a cidade de sua preferência.
Agora, a ideia é que profissionais com títulos de especialista ou residência em medicina de família e comunidade tenham prioridade.
Nesta etapa, o edital vale para médicos formados no Brasil. Caso haja desistências ou vagas remanescentes, novo edital deve ser lançado a brasileiros formados no exterior.
As inscrições para os profissionais ocorrerão entre 27 e 29 deste mês pelo site do Mais Médicos. A previsão é que eles comecem a atuar a partir de junho. O contrato dura por três anos.
VEJA OS MUNICÌPIOS DO PARANÁ CONTEMPLADOS NO EDITAL DO MAIS MÉDICOS.
ABATIA 1
ALTAMIRA DO PARANA 1
ANTONINA 1
ARAPONGAS 3
BARBOSA FERRAZ 1
BOA VISTA DA APARECIDA 1
BRAGANEY 1
CALIFORNIA 2
CAMBE 3
CAMPO BONITO 1
CAMPO LARGO 3
CANDOI 1
CAPANEMA 1
CATANDUVAS 1
CEU AZUL 1
COLOMBO 10
CRUZEIRO DO SUL 1
DIAMANTE D'OESTE 1
FOZ DO JORDAO 1
GUAIRA 3
GUARAPUAVA 5
GUARATUBA 2
IBAITI 1
ICARAIMA 1
ITAGUAJE 1
ITAUNA DO SUL 1
IVAIPORA 4
MANGUEIRINHA 1
MARECHAL CANDIDO RONDON 2
MORRETES 1
NOVA ALIANCA DO IVAI 1
OURO VERDE DO OESTE 2
PALMEIRA 1
PINHAO 1
PIRAI DO SUL 1
PIRAQUARA 8
PITANGA 3
PRUDENTOPOLIS 1
QUEDAS DO IGUACU 1
RAMILANDIA 1
REBOUCAS 1
RENASCENCA 1
RESERVA 1
SALTO DO ITARARE 1
SANTA CRUZ DE MONTE CASTELO 1
SANTA HELENA 3
SANTO ANTONIO DO SUDOESTE 4
SAO JOAO DO TRIUNFO 1
SAO JORGE D'OESTE 1
SAO MIGUEL DO IGUACU 1
SAO PEDRO DO PARANA 1
SARANDI 2
TEIXEIRA SOARES 1
WENCESLAU BRAZ 1
FONTE: BEM PARANÁ