Mortes por gripe mais que dobram no Paraná em 2019
06/06/2019 10:40 em Cotidiano

 

O novo boletim da gripe divulgado nesta quarta-feira (5) pela Secretaria Estadual da Saúde confirmou 43 mortes em decorrência da gripe no Paraná desde o início do ano. O número é bem maior que o do mesmo período de 2018. O boletim divulgado no dia 6 de junho de 2018 mostrava que eram 18 as mortes por gripe até então. O óbitos neste ano, portanto, aumentaram 138,8%.

Neste ano a maior parte das mortes foram causadas pelo H1N1 (38), seguido do H3 (4) e um caso do vírus B (linhagem Victória). No ano passado as maioria das mortes até o dia 6 de junho foram causadas pelo H3 (11 casos). O H1N1 foi resonsável por seis ocorrências.

Além dos casos de morte, a secretaria de Saúde registrou 33 novos casos da gripe Influenza no Paraná. Desde o início do ano, o Estado já confirmou 146 casos. São quadros de gripe que se agravaram e foi necessária a internação do paciente.

De acordo com o enfermeiro coordenador da Divisão de Doenças Transmissíveis da Secretaria da Saúde, Renato Lopes, a maneira mais eficaz para se proteger da gripe é a higiene das mãos. “Lavar as mãos com frequência deve se tornar um hábito. Esta é a melhor maneira de se proteger não só da gripe, mas também de outras doenças”, afirma.

As mortes por gripe estão distribuídos por 13 Regionais de Saúde. O município de Foz do Iguaçu concentra o maior número de óbitos, com 9 casos. Na Grande Curitiba são nove. Do total de mortes, 29,3% estão relacionadas a pessoas com mais de 60 anos.

Estado ainda tinha cerca de 600 mil doses de vacina

A vacinação para os grupos prioritários da campanha nacional foi encerrada dia 31 de maio. A cobertura vacinal desses grupos ficou em 83,91% no Paraná. O saldo de vacinas, aberto à população em geral, era de cerca de 1 milhão de doses, deste total, até ontem, cerca de 376 mil doses haviam sido aplicadas em todo o Paraná, segundo dados preliminares da Secretaria de Estado da Saúde.

A vacinação com as doses restantes é ofertada para qualquer cidadão, independende da idade ou grupo até o fim dos estoques. Em Curitiba a vacina gratuita está disponível nas unidades de saúde da Prefeiturra. Nos últimos dias houve relatos de que alguns postos já não tinham mais a vacina, mas a Secretaria Municipal de Saúde informou que quando isso acontece é feito um remanejamento do estoque existente para estas unidades. A vacina precisa ser tomada o quanto antes, já que o seu efeito leva cerca de dez dias.

FONTE: BEM PARANÁ

COMENTÁRIOS