https://public-rf-upload.minhawebradio.net/2078/slider/544d8d1cfddca4bf3d9c34b52d1dbc90.png
TUPÃSSI INICIA CAMPANHA DE VACINAÇÃO DA FEBRE AMARELA
12/06/2019 10:20 em Tupãssi e Região

 

A Secretaria de Saúde de Tupãssi iniciou a campanha de vacinação contra o vírus da febre amarela. A campanha coloca em prática um plano de ação para imunizar e cadastrar no Sistema de informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI) as informações das carteiras de vacinação de pelo menos 95% da população, meta estabelecida pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

Segundo Viviane Guerra, enfermeira da Vigilância Epidemiológica, o município elaborou um plano de enfrentamento de acordo com a orientação da Sesa, “Nos elaboramos um plano de enfrentamento à febre amarela, que preconiza o mapeamento do território a fim de iniciar a estratégia de vacinação priorizando a população residente nas áreas rurais, tendo em vista que o vetor da febre amarela é o mosquito que é encontrado em áreas de mata”, explica Viviane.

A vacina está disponível no município nas unidades de saúde de Tupãssi, Brasiliana e Jotaesse. As pessoas que ainda não tomaram nenhuma dose da vacina, podem procurar uma unidade de saúde munidas de cartão do SUS e carteira de vacinação para receber a dose e regularizar o cartão de vacinas.

Dose Única

No passado, a vacina contra a febre amarela era feita de dez em dez anos. Hoje, no entanto, a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é de que apenas uma dose já é suficiente para a imunização. As crianças recebem a vacina aos nove meses por estar inclusa no calendário vacinal dos recém-nascidos, então a maioria da população abaixo dos 30 anos tem todas as vacinas. Entretanto, caso a pessoa não tenha a carteira de vacinação, a indicação é que faça a vacina e guarde a carteira de vacina, que é um documento que precisa ser mantido em bom estado, assim como identidade ou carteira de trabalho.

FONTE: TUPÃSSI.PR.GOV.BR

COMENTÁRIOS