https://public-rf-upload.minhawebradio.net/2078/slider/544d8d1cfddca4bf3d9c34b52d1dbc90.png
Bombeiros alertam para o início da ‘temporada de incêndios’ no Paraná
18/06/2019 10:17 em Paraná

 

Encerrada a estação de chuvas, o Corpo de Bombeiros alerta para o início da temporada de incêndios no Paraná. É que o clima agora costuma começar a ficar mais seco e com ventos mais fortes, o que facilita a ocorrência de incêndios (principalmente os ambientais) e também a sua propagação.

Segundo o Sistema Digital de Dados Operacionais do Corpo de Bombeiros do Parnaá (SYSBM-CCB), a cada dia é registrado no estado a ocorrência de 45 incêndios — ou um incêndio a cada 32 minutos, em média. Entre janeiro de 2015 e junho deste ano (até ontem), foram 72.555 registros desse tipo no Paraná.

Os meses de julho, agosto e setembro são os que concentram o maior número de ocorrências, sendo que 40,5% dos episódios de incêndio são registrados justamente nesses três meses do ano.

De acordo com os bombeiros, os incêndios ambientais podem ser causados por fatores da natureza (incidência de raios e combustão espontânea) ou pela ação do homem (queimadas para limpeza de terrenos destidas ao plantio, fogueiras para acampamento, incêndios criminosos ou simplesmente pelo descuido de jogar uma bituca de cigarro em local inapropriado). O sistema de Previsão de Risco de Fogo, inclusive, aponta que há risco de incêndios ambientais em aproximadamente 60% de todo o território paranaense – e isso considerando os alertas de nível crítico.

Por isso, os bombeiros alertam e orientam a população sobre os cuidados necessários para esse período de clima mais seco e ventos fortes, com o objetivo de prevenir a ocorrência de incêndios — no último sábado, inclusive, o morro do Capivari Mirim foi atingido por um incêndio que durou cerca de 24 horas e consumiu aproximadamente 5 mil metros quadrados de mata nativa.

Dentre as medidas listadas pela corporação estão a recomendação para não utilizar queimadas para a limpeza de terrenos baldios; não jogar lixo em terrenos baldios; não jogar bitucas de cigarro na beira das estradas ou jogar em lugar inapropriado durante passeios em meio amata; e não fazer fogueiras durante caminhadas ou acampamentos.

Inversão térmica afeta a saúde
A sequência de dias sem chuva, comum no outono/inverno no Paraná, traz alguns transtornos à população e ao meio ambiente. Quem sofre com doenças respiratórias, por exemplo, observa uma piora significativa, pois a poeira/poluentes fica mais concentrada no ar que respiramos. Esta situação ocorre devido ao fenômeno chamado de inversão térmica, quando o ar próximo a superfície é mais frio (portanto mais pesado) do que o situado logo acima. Esta condição ocorre normalmente durante a madrugada/manhã. Outro problema mais frequente nesta época são os incêndios florestais.

FONTE: BEM PARANÁ

COMENTÁRIOS