https://public-rf-upload.minhawebradio.net/2078/slider/544d8d1cfddca4bf3d9c34b52d1dbc90.png
Veja lista de vetos do Enem para não ‘zerar’
08/10/2019 10:47 em Educação

Além das exigências básicas de não conversar com outros candidatos durante o exame ou de não usar qualquer material impresso, o edital do Enem 2019 tem uma nova regra: o simples toque do celular, mesmo que lacrado no saco plástico, eliminará o candidato. No ano passado, 137 candidatos foram eliminados do exame, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Então para não correr o risco de perder a prova por desatenção, o aluno deve ficar atento a lista de restrição ao exame.As provasa serão nos dias 3 e 10 de novembro.

Acompanhe as principais restrições nos locais das provas

Alarme do celular
O edital deste ano afirma que qualquer som emitido pelo celular do candidato irá causar a declassificação imediata. Mesmo que o objeto esteja dentro de um porta-ojetos, isso será o suficientes para que a prova seja zerada.
Por isso, antes de colocar o aparelho dentro do saco plástico, lembre-se de desligar o aparelho.
Caneta azul
Como a leitura do gabarito é feita por uma máquina leitora que detecta apenas a cor preta, o uso de caneta azul não é permitido no dia da prova. É importante lembrar que a caneta de tinta preta deve ser feita com material transparente.

Zero na redação
A redação é uma parte importante no exame. Caso seja zerada, o candidato é eliminado.
Fique atento para não fugir do tema, cuide para que a letra seja legível, não entregue a folha de redação sem nada escrito. Escrever apenas sete linhas, escrever em língua estrangeira na maior parte do texto, fazer desenhos e escrever em outro estilo que não seja o dissertativo-argumentativo são situações que vão fazer com que a prova seja anulada.

Pertubar a ordem
No momento da prova, é preciso concentração e silêncio durante a prova. Caso alguém pertube a ordem, isso irá fazer com que os outros candidatos não estejam totalmente concentrados no exame.

Conversa durante a prova
A partir das 13 horas, o candidato não poderá se comunicar de nenhuma forma com ninguém que está dentro da sala. Ele só tem permissão para falar com o fiscal ou aplicador da prova. Deixar a sala antes de decorridas duas horas do início do exame também elimina o participante.

Não permitir revista
No dia da prova, o candidato precisa permitir que sejam feitas revistas quando necessário. Segundo as novas regras, não permitir que lanche ou artigos religiosos, como burca, quipá e outros, sejam vistoriados pode ser eliminatório.

Boné
Lembre-se. Não é permitido que o candidato use nenhuma peça de vestuários que cubra o cabelo ou as orelhas. Por isso, boné, chapéu, viseira e gorro são proibidos. Óculos escuros também não podem ser usados durante a prova.

É proibido levar
Folhas ou bloco para rascunho.
Chaves e fones de ouvido.
Lápis, lapiseira, corretivo, caneta de material não transparente e borracha.
Dispositivos eletrônicos (celulares, smartphones, calculadoras, tablets, iPods, gravadores, relógios, alarmes, mp3, dispositivos wearable, agendas eletrônicas e pen drive).
Livros e manuais.
Armas de qualquer espécie.

FONTE: BEM PARANÁ

COMENTÁRIOS