Enem: quase um terço dos candidatos no Paraná não compareceu
Cotidiano
Publicado em 07/11/2016

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 terminou neste domingo, 6, com a participação de 5.848.619 dos 8.356.215 inscritos habilitados a fazer a prova neste fim de semana. A abstenção nacional chegou a 30%. No Paraná, dos 375 mil candidatos aptos, 118 mil não compareceram para as provas ou no sábado (5) ou neste domingo. A abstenção ficou em 31,56%, maior que a média do País. Os números divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) excluíram aqueles candidatos que ainda farão as provas.
A abstenção total foi de 30,01%, sendo menor no Piauí (22,71%) e na Paraíba (23,54%), e maior no Amazonas (37%) e no Mato Grosso do Sul (34,64%). Para o cálculo, o Inep excluiu os participantes que devem fazer as provas em dezembro.
Um total de 768 participantes foi eliminado, a maioria (641) por portar equipamento eletrônico, ausentar-se antes do horário permitido, utilizar impressos ou não atender orientações dos fiscais, entre outros. O detector de metais foi responsável por 120 eliminações e a recusa da coleta do dado biométrico, por 7.
Não foi registrado nenhum incidente grave de logística. Outras ocorrências (28) foram emergências médicas ou interrupção temporária de energia elétrica.
Gabarito - Nesta quarta-feira, 9, o Inep divulga o gabarito oficial dos dois dias de prova para cada Caderno de Questões, que também estarão disponíveis para download no portal do Inep (portal.inep.gov.br). O gabarito também será disponibilizado pelo aplicativo Enem 2016. Em 3 e 4 de dezembro será realizado o Enem para os 3% de inscritos que não fizeram o exame neste fim de semana em função das ocupações. Os novos locais de prova serão divulgados oportunamente na Página do Participante e no aplicativo Enem 2016. O resultado do Enem, para todos, está previsto para 19 de janeiro de 2017.
"O Enem foi um sucesso. Mais de 97% dos inscritos terem condições de fazer o exame é um número que fala por si só. O sucesso do Enem demonstra o esforço do Governo com a segurança do Enem, garantindo aos participantes um processo de qualidade e com isonomia", avaliou o Ministro da Educação, Mendonça Filho.
A presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Maria Inês Fini, ressalta a aceitação da prova pela comunidade acadêmica, principalmente em relação ao tema da redação: Os caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil.
"O Enem 2016 foi um sucesso. Garantimos equidade a todos os participantes e estamos cuidando, igualmente, para que as mesmas condições de realização se repitam na etapa de 3 e 4 de dezembro", afirmou.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!